top of page

AQUILOMBAMENTO

Ativo 5.png

O Teatro Negro e Atitude faz história graças ao encontro destas pessoas. 

Marcus Carvalho

Ator, músico, compositor, palhaço, dramaturgo e diretor de espetáculos teatrais. Presidente e Diretor Artístico do grupo Teatro Negro e Atitude. É um artista dedicado às artes negras brasileiras e seu potencial descolonizador.

  • Instagram
luciana gonçalves.jpeg

Luciana Gonçalves

Graduada em Tecnologia em Gestão Pública pela UEMG, possui ampla trajetória no cenário cultural, destacando-se como produtora e gestora cultural. Ao longo de sua atuação, consolidou expertise em planejamento, execução e prestação de contas de projetos culturais, contribuindo para a qualificação de iniciativas em diversas linguagens artísticas. É uma das fundadoras da Gestão com Elas 3, iniciativa dedicada a promover práticas de gestão responsáveis, tecnicamente qualificadas e orientadas para a excelência na condução de projetos culturais, fortalecendo equipes, processos e resultados.

  • Instagram
isabelMedeiros.jpg

Isabel Medeiros

Sou Isabel Medeiros, mineira do interior, atriz e palhaça, multiartista. Acredito na arte como forma de resistência e de vida, sempre buscando estar em comunhão com a natureza. Minha pesquisa em figurino usa a roupa como linguagem, como algo que participa da dramaturgua junto comigo. Gosto de atuar, de brincar e de estar em cena — é onde me encontro.

  • Instagram
imgi_22_502973294_18505089526008820_809920357765499809_n.webp

Ray Ariana

Ray Ariana é natural da Região dos Inconfidentes, Itabirito, MG e é artista da cena, cantora popular, poeta e angoleira. É dançarina de formação pelo curso Técnico em Dança do Centro de Formação Artística e Tecnologica (CEFART/FCS). Atualmente é pesquisadora das poéticas negras juntamente com o grupo de pesquisa Ciberterreiro, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também cursa graduação em Teatro. Ainda, é co-fundadora do Coletivo de Aquilombamento Artístico Giza Tu, onde atua como produtora cultural. Estreou a cena curta autoral "Ínterim" no "XVI Encuentro Internacional de Teatro de Achupallas: Cerros de Cultura" (2023), em Viña del Mar, Chile. A extensão da dramaturgia da cena curta em espetáculo venceu o "6° Prêmio Solado Trindade"  de dramaturgia negra (2025).

  • Instagram
Maria Moreira.jpeg

Maria Moreira

Maria Moreira é cria da Venda Nova e, desde pequenina, já seguia os cortejos e cenas do TNA que atravessavam as ruas do bairro Serra Verde, onde aprendeu que teatro também é presença, território e comunidade. Atriz, produtora cultural e escrevivente de dramaturgias. Amante de ensaios longos, processos coletivos e boas prosas, acredita que a arte é encontro e que cada encontro tem seu próprio tempo Além do ofício de atuante, Maria é professora de Sociologia, profissão na qual encontra outra forma de provocar perguntas, deslocar pensamentos e fortalecer olhares críticos para as juventudes. Nas horas vagas, dedica-se também às artes visuais, experimentando cores, texturas e modos de contar histórias para além da cena. Entre a sala de aula, a rua e o palco, Maria segue criando caminhos onde o teatro pulsa como ferramenta de afeto, resistência e imaginação.

  • Instagram
Marcos Mateus.jpg

Marcos Mateus

Multi – Instrumentista, compositor e ator, diretor, arte-educador, produtor, gestor de projetos. Formado em Ciências Sociais. Profissionalmente na área artístico-cultural desde meados dos anos 2000 nas áreas de música, teatro e audiovisual.

Base de formação; grupos Tambolelê, Tambor Mineiro, Rosa dos Ventos e a Escola Arena da Cultura.

Vertente de pesquisa e trabalhos são as culturas populares a partir da perspectiva das negritudes e suas camadas.

  • Instagram
Bén Johnson.jpeg

Bén Johnson

Ator e arte-educador formado no Teatro Universitário  pela UFMG (2012) e em Formação de Atores pelo Arena da Cultura (2018). Com experiência em arte-educação e orientação social, faz parte do coletivo Teatro Negro e Atitude. Apaixonado por transformar vidas através da arte, busca inspirar e ser inspirado pelas histórias e culturas que se cruzam no palco

  • Instagram
Glaydson Luiz.jpeg

Glaydson Luiz

Nascido e criado em BH, Ator,Arte educador,percussionista e Capoeirista, iniciou sua trajetória artística nos terreiros de umbanda e candomblé, locais que frequenta desde que nasceu, rodeado pelos atabaques, Gãns,tambores e patangomes aprendeu a arte da percussão, danças,rezas e cânticos afro brasileiros, mais tarde iniciou no teatro participando de aulas no antigo CAC(centro de Atendimento a Comunidade) hoje conhecido como CRAS, ingressou na Escola Livre de Artes Arena da cultura onde cursou Teatro por 4 anos. Atualmente esta realizando um trabalho e pesquisa de teatro negro, teatro inclusivo e arte negra na área de teatro e percussão para pessoas pretas com deficiência. Trabalha como arte Educador na área da educação inclusiva e atuando em espetáculos nos dois grupos de Teatro na qual pertence além de ser 2° regente de um bloco de carnaval em BH.

"Entrei no teatro pra perder a timidez, contínuo tímido, mas apaixonado pela arte."

  • Instagram
evandro 1. foto daniel pitanga.jpeg

evandro nunes

Uai, aqui é evandro nunes! Preto retinto, mineiro de Belo Horizonte, pedagogo, mestre e doutor em educação, ator, diretor em teatro, brincante, contador de história, pesquisador das artes negras, coordenador pedagógico do Teatro Negro e Atitude; enamorado do candomblé e de uma boa comida; adoro viajar e conhecer muitas “gentes”, leio muito e faço poesia. Ah grafo meu nome em minúsculo e uai quer dizer uai mesmo (risos).

  • Instagram
Iuna Ferreira.jpeg

Iúna Ferreira

Iúna Ferreira é artista do corpo, atriz e cantora formada pelo CICALT. Passou pelo Valores de Minas, onde a dança abriu caminhos para a arte pulsar em seu corpo, precedendo a capoeira. É integrante do grupo Teatro Negro e Atitude e do Samba D’Ouro. Arte-educadora, sambadeira, capoeirista, produtora cultural, aspirante a percussionista e pesquisadora das culturas populares, dedica-se especialmente ao samba de coco, samba rural, ladainhas e teatros negros.

  • Instagram
imgi_10_520873589_18515730946048657_9159354745486764669_n.webp

Matyane Andrade

Matyane Andrade é atriz, professora, produtora e pesquisadora. Nascida em Belo Horizonte, MG, e moradora de Santa Luzia, região metropolitana de BH, constrói uma trajetória que entrelaça saberes e poéticas negrodiaspóricas. Formada pelo Valores de Minas (2015) e pela PUC Minas, atualmente é graduanda em Licenciatura em Teatro na UFMG, onde participou do PID (Projeto de Imersão Docente). Integra o grupo Teatro Negro e Atitude, a Cia Iya de Teatro e o Grupo de Pesquisa Negruras, onde investiga as dinâmicas das artes negras.

  • Instagram
Sabrina Dourado 1.jpeg

Sabrina Dourado

Sabrina Dourado é atriz, ativista dos direitos humanos, articuladora, mobilizadora, escreve e coordena projetos, arte-educadora e produtora. Atualmente é Agente Territorial de Cultura, como atriz, atua no elenco de Àbíkú no grupo Teatro Negro e Atitude, fundou coletivo Artevista e é idealizadora e gestora do espaço de cultura FavelArte.

  • Instagram
Elaisa de Souza.jpeg

Elaisa de Souza

Atriz formada em Licenciatura em Teatro pela UFMG. Fui intercambista na Universidad de Huelva, pesquisando sobre Gestão Cultural, Marketing Estratégico e Mídias de Comunicação para Cultura Infantil em 2024 na España. Formada em Produção Cultural e Executiva pelo Instituto Periférico, programação do FAN.  Contadora de histórias e pesquisadora da contação de histórias afro-brasileira chamada “Negras Rainhas” pela Coletiva Preta de Teatro (2016 a 2023).  Atuei enquanto atriz e contadora de histórias nos projetos: “Ibejadas”, Griot – Histórias e Cantorias com Teatro Negro e Atitude (2022 a 2024); “A Criação do Mundo” juntamente com Mário Omar e Gabi Sementeira, na composição musical de Rick Carvalho (2025); espetáculo “Vozes Mulheres” com direção de Júlia Tizumba, dentro da programação Mostra Artísticas do VAC (2023); “Coro de la Vida” na programação IX Encuentro de Corales na ciudad de Huelva, en Casa de Colón, España; “Canto para as Yabás” no edital Mulheres SINASEF, junto com Gabi Sementeira, em Salvador (2023); “Dandara: um grito de libertação”, dentro da programação Recepção Negra do CCN, Centro de Convivência Negra da UFMG; Performer “Gritaram-me Negra” releitura do poema da artista peruana Victória Santa Cruz, no Festival Mabam: Mulher Negra, o pilar da sociedade; “Deus é Mulher” programação Segunda Pretinha, no Teatro Espanca em BH/MG.

  • Instagram
Luscas Gonçalves de.jpeg

Luscas Gonçalves de

Luscas Gonçalves de, nascido na Vila Estrela, é formado em Letras; ator, dançarino de dança folclórica italiana; autor do livro Efêmero; integrante da Trupe Estrela e do TEATRO NEGRO E ATITUDE; atuante e dramaturgo no solo Campo Minado; idealizador do projeto Com a Licença de Cruz e Sousa e; Colaborador da Accademia dell Incompiuto. Já passou pelo Grupo do Beco (BR) e Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards (IT).

  • Instagram
Leo Campos.jpeg

Leo Campos

Nascido em Belo Horizonte - MG e com mais de 18 anos de carreira no teatro tem uma presença magnética que ilumina os palcos e emerge comouma força imparável na cena teatral contemporânea.Sua arte transcende os limites do teatro, mergulhando nas complexidades da condição humana com uma profundidade única. Nascido com o dom da expressão, tece performances envolventes que desafiam as expectativas e ampliam as fronteiras da narrativa teatral.

  • Instagram
Digo Corrêa.jpeg

Digo Corrêa 

É um multiartista, educador e ativista social. Sua formação combina Gestão de Políticas Públicas com o Teatro, permitindo-lhe atuar como Ator (DRT 13893), Técnico e criação  de Luz Cênica e Arte-educador. Ele é integrante do Teatro Negro e Atitude e do Coletivo Encruzilhar.

Digo faz parte do elenco do espetáculo "A lenda de Ananse" e dirigiu peça "No limbo". Com um forte compromisso sociopolítico, ele foi Gerente de Proteção à Criança e ao Adolescente em Contagem/MG. É um facilitador de oficinas com foco em temas sociais, atuando no Brasil e internacionalmente, como em Cabo Verde, África. Na área da escrita, teve seu texto  selecionado para consultoria em dramaturgia e é autor de artigos sobre juventude, participação social e a cena teatral.

  • Instagram
Ativo 5_edited_edited.png
Ativo 8.png

FALE CONOSCO

bottom of page